Acupuntura

Acupuntura nasceu há cinco mil anos e é um método terapêutico de saúde chinês, com origem na Medicina Tradicional Chinesa.  Seu objetivo é prevenir e curar doenças e condições específicas por meio da aplicação de agulhas muito finas e sólidas em pontos específicos do corpo.

As agulhas de Acupuntura raramente são descritas como dolorosas, podendo ser rapidamente ajustadas se o paciente experimentar uma sensação dolorosa. A acupuntura estimula a habilidade do corpo de resistir ou superar doenças e condições por meio da correção de desequilíbrios. A acupuntura também induz o corpo a produzir substâncias químicas que diminuem ou eliminam sensações dolorosas.

No corpo, existem centenas de pontos de acupuntura (chamados acupontos) ao longo de 14 meridianos (ou canais condutores de energia) principais. Os antigos médicos chineses adotaram o termo “Qi” para descrever a energia que circula através dos meridianos.

A doença é causada pela interrupção do Qi (energia) e Sangue (Xue), levando ao desequilíbrio energético. A acupuntura pode corrigir esta interrupção da energia. O papel do Acupunturista é identificar padrões de desarmonias energéticas através dos métodos de diagnostico:

Anamnese

Dialogo entre paciente e acupunturista, no qual é relatado sua queixa  principal e outros dados importantes para auxiliar o profissional a identificar o perfil energético.

Exame do Microssistema do Pulso

A Pulsologia Chinesa permite ao acupunturista detectar excessos e insuficiências energéticas dos órgãos e vísceras de acordo com os cinco elementos ou cinco movimentos de energia, e por conseguinte elencar os pontos utilizados para fazer a regulação energética necessária para a solução do caso clinico.

Exame do Microssistema da Língua

O microssistema da língua é um recurso diagnóstico utilizado pelo acupunturista para apurar desarmonias energéticas visualizando as regiões da língua, a cor (mostra o estado do Sangue e do Qi), forma representando uma condição do Sangue e do Qi Nutritivo (excesso e insuficiência), revestimento (saburra) que analisa o estado dos órgãos e a invasão de energias  climáticas perversas (calor, umidade, frio,
vento e sequidão).

Exame do Microssistema do Pulso

Exame do Microssistema do Pulso

Exame do Microssistema da Língua

Exame do Microssistema da Língua