top of page

Acupuntura

Acupuntura nasceu há cinco mil anos e é um método terapêutico de saúde chinês, com origem na Medicina Tradicional Chinesa.  Seu objetivo é prevenir e curar doenças e condições específicas por meio da aplicação de agulhas muito finas e sólidas em pontos específicos do corpo.

​

As agulhas de Acupuntura raramente são descritas como dolorosas, podendo ser rapidamente ajustadas se o paciente experimentar uma sensação dolorosa. A acupuntura estimula a habilidade do corpo de resistir ou superar doenças e condições por meio da correção de desequilíbrios. A acupuntura também induz o corpo a produzir substâncias químicas que diminuem ou eliminam sensações dolorosas.

​

No corpo, existem centenas de pontos de acupuntura (chamados acupontos) ao longo de 14 meridianos (ou canais condutores de energia) principais. Os antigos médicos chineses adotaram o termo “Qi” para descrever a energia que circula através dos meridianos.

​

A doença é causada pela interrupção do Qi (energia) e Sangue (Xue), levando ao desequilíbrio energético. A acupuntura pode corrigir esta interrupção da energia. O papel do Acupunturista é identificar padrões de desarmonias energéticas através dos métodos de diagnostico:

​

Anamnese

Dialogo entre paciente e acupunturista, no qual é relatado sua queixa  principal e outros dados importantes para auxiliar o profissional a identificar o perfil energético.

​

Exame do Microssistema do Pulso

A Pulsologia Chinesa permite ao acupunturista detectar excessos e insuficiências energéticas dos órgãos e vísceras de acordo com os cinco elementos ou cinco movimentos de energia, e por conseguinte elencar os pontos utilizados para fazer a regulação energética necessária para a solução do caso clinico.

​

Exame do Microssistema da Língua

O microssistema da língua é um recurso diagnóstico utilizado pelo acupunturista para apurar desarmonias energéticas visualizando as regiões da língua, a cor (mostra o estado do Sangue e do Qi), forma representando uma condição do Sangue e do Qi Nutritivo (excesso e insuficiência), revestimento (saburra) que analisa o estado dos órgãos e a invasão de energias  climáticas perversas (calor, umidade, frio,
vento e sequidão).

bottom of page