Moxabustão

A Moxabustão é uma Terapia da Medicina Tradicional Chinesa. Baseia-se nos mesmos princípios e conhecimentos dos meridianos de energia utilizados na acupuntura. Essa técnica consiste no estímulo dos pontos acupunturais por meio do calor da queima da lã de folha de Artemísia vulgaris – planta de origem chinesa disseminada por todo o mundo.

 

Na medicina chinesa, entende-se que o calor aplicado na pele, por meio desta técnica, pode liberar o fluxo de energia acumulado em alguns locais do corpo, conhecidos como meridianos. 

 

 A aplicação pode ser feita de forma indireta, semidireta e direta.

 

Nas sessões de moxabustão indireta coloca-se o bastão aquecido em pontos específicos  mas isentando seu contato com a pele, dependendo do problema de saúde da pessoa e, geralmente, as aplicações começam a ser feitas pela parte da frente do corpo, ajudando a liberar os canais de energia e ativando a circulação sanguínea  e com isso nutrindo os tecidos.

 

A aplicação semidireta, é necessário colocar um anteparo entre a erva que será queimada e a pele.

 

Na aplicação direta, o acupunturista coloca um chumaço de erva (sob a forma de cone ou de bolinha) sobre algum ponto do corpo e depois ateia fogo à lã.

Nesse caso, há um contato direto do material em combustão com a pele,

o que pode causar marcas.

 

Ao final de cada sessão de moxabustão, a pessoa pode sentir um calor repentino por todo corpo e isso significa que o fluxo de energia foi libertado e que a técnica foi aplicada corretamente.

Moxabustão

Moxabustão

Moxabustão

Moxabustão