Auriculoterapia

"A Auriculoterapia, assim como a acupuntura, é parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa. Embora existam evidencias de sua utilização por diversos povos desde a antiguidade, foi na China que se deu sem maior desenvolvimento, a partir da relação do pavilhão auricular, e são localizados por meio de inspeção, palpação e eletrodiagnóstico". Fonte: Marcos Lisboa Neves, Manual Prático de Auriculoterapia.

Consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos. Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos.

Pontos auriculares são áreas específicas distribuídas na superfície auricular que refletem fielmente a atividade funcional de todo o organismo. A maioria desses pontos tem a característica de tornarem-se reativos ante um processo patológico em sua zona correspondente no corpo. Todas as regiões e órgãos do corpo humano estão representados na orelha, como se a orelha fosse um feto em posição cefálica (de cabeça para baixo).


O tratamento consiste na colocação, após assepsia, de um material esférico liso ou ponte agudo, que pode ser um pequeno cristal, ouro, prata, agulhas semi-permanentes e  mais comumente sementes de mostarda, presos à pele com pequenos pedaços de esparadrapo, de forma que façam pressão nos pontos auriculares.
 

Auriculoterapia

Auriculoterapia